Olá leitores do blog,depois de uns dias ae sem postar eu volto com a parte 3 desta Análise/Série que é sobre o Futebol.Clique em ''Mais Informações'' para acompanhar o post.

A economia e a popularidade do Futebol.

Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006,aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo estão ativamente envolvidos no futebol, incluindo jogadores, árbitros e diretores. Destas,265 milhões jogam o esporte regularmente de maneira profissional,semi-profissional ou amadora,considerando tanto a homens,mulheres,jovens e crianças.Este valor representa cerca de 4% da população mundial.A confederação com maior porcentagem de pessoas ativamente envolvidas com o futebol é a CONCACAF, com cerca de 8,53% da população Em contrapartida,na região da AFC esta porcentagem é de somente 2,22%.A UEFA tem uma porcentagem de participação de 7,59%; a CONMEBOL, de 7,47%; a OFC, de 4,68%; e a CFA, de 5,16%. Existem mais de 1,7 milhões de equipes no mundo e aproximadamente 301 000 clubes.

O país com mais jogadores que regularmente atuam (exceto crianças) é a China Continental, que possui 26,1 milhões de futebolistas.Em seguida vêm: Estados Unidos (24,4 milhões),Índia (20,5 milhões), Alemanha (16,3 milhões),Brasil (13,1 milhões) e México (8,4 milhões).Por outro lado, a entidade com menor quantidade de futebolistas regulares (excetuando-se crianças) é Montserrat,com apenas 300 jogadores,seguido das Ilhas Virgens Britânicas (658),Anguila (760) e as Ilhas Turcas e Caicos (950).


Segundo estimativas da FIFA,durante o período 2003-2006 este organismo teve uma receita de 3 238 milhões de francos suíços (CHF) e gastos de 2 422 milhões de CHF,o que gerou um superávit de 816 milhões de CHF. 92% (2 986 milhões de CHF) das receitas estão relacionadas com as competições internacionais,particularmente a retransmissão por televisão da Copa do Mundo FIFA de 2006,que responde por 1 660 milhões de CHF desse valor.O restante das receitas se dividem em partes iguais entre receitas financeiras e outras receitas operacionais.Do total das receitas, 714 milhões de CHF foram obtidas por direitos de merchandising.Muitos destas receitas são obtidas em pontos de venda nos arredores dos estádios da Copa do Mundo.Quanto aos gastos,69% (1 682 milhões de CHF) dos mesmos estão relacionados à organização de campeonatos e ao desenvolvimento do desporto: 46% dos gastos totais (1 125 milhões de CHF) e 23% (557 milhões de CHF) respectivamente. 26% (622 milhões de CHF) são utilizados para gastos operacionais,como transportes,alugueis,gastos jurídicos,comunicações,entre outros. Os 5% restantes (118 milhões de CHF) corre por efeitos de câmbios de divisas e juros.

Os orçamentos dos clubes de futebol podem ser encontrados em diferentes valores dependendo da região do mundo onde se encontram.Os maiores orçamentos podem ser encontrados na Europa,particularmente nas principais ligas da Alemanha,Espanha,Itália e Inglaterra.Em grande parte da América do Sul as maiores receitas se devem às transferências de jogadores às ligas europeias,aos fundos fornecidos por transmissões de televisão e a publicidade nas camisetas.Na Europa,os direitos televisivos,a publicidade, a venda de ingressos e o merchandising cobrem grande parte do orçamento.

O futebol também desempenha um papel de solidariedade.Uma das principais contribuições da FIFA ao desenvolvimento do esporte em áreas onde tal fato é dificultado pela falta de materiais e técnicas de desenvolvimento é o Programa Goal.A FIFA também trabalha com o UNICEF desde 1999,fornecendo material de trabalho relacionado com o futebol para que este seja distribuído por esta organização da ONU.Regularmente são realizados em todo o mundo jogos amistosos com propósitos beneficentes,cujos idealizadores frequentemente são estrelas do futebol mundial.

Entende-se por passe a transferência de um jogador de um clube para outro mediante o pagamento de uma soma em dinheiro que é paga pelo clube que recebe o jogador para o que o perde.Alguns jogadores possuem passes com valores muito altos.Segundo estimativas da FIFA,durante o período 2003-2006 este organismo teve uma receita de 3 238 milhões de francos suíços (CHF) e gastos de 2 422 milhões de CHF, o que gerou um superávit de 816 milhões de CHF.92% (2 986 milhões de CHF) das receitas estão relacionadas com as competições internacionais,particularmente a retransmissão por televisão da Copa do Mundo FIFA de 2006,que responde por 1 660 milhões de CHF desse valor.O restante das receitas se dividem em partes iguais entre receitas financeiras e outras receitas operacionais.Do total das receitas,714 milhões de CHF foram obtidas por direitos de merchandising.Muitos destas receitas são obtidas em pontos de venda nos arredores dos estádios da Copa do Mundo.Quanto aos gastos,69% (1 682 milhões de CHF) dos mesmos estão relacionados à organização de campeonatos e ao desenvolvimento do desporto: 46% dos gastos totais (1 125 milhões de CHF) e 23% (557 milhões de CHF) respectivamente. 26% (622 milhões de CHF) são utilizados para gastos operacionais, como transportes, alugueis, gastos jurídicos, comunicações, entre outros.Os 5% restantes (118 milhões de CHF) corre por efeitos de câmbios de divisas e juros.



Esquemas táticos.


As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:

O guarda-redes ou goleiro é quem protege a baliza.É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área de baliza e tem o tempo de 6 segundos para recolocá-la em jogo. A sua função é impedir que a bola passe pelas traves do gol.
Os centrais ou zagueiros têm a função de ajudar o goleiro a proteger o gol,tentando desarmar os atacantes adversários.
Os laterais ocupam as laterais do campo.Também ajudam o goleiro a proteger o gol e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando estão saem pelas linhas laterais do campo.
Os médios ou meias têm basicamente a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, atuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas.
O avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o gol logo estão normalmente no campo adversário.

As posições definem a área do campo de atuação de um jogador, mas não o prendem a ela. Jogadores podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os goleiros têm uma mobilidade menos versátil por sua função, mas também podem participar de cobranças de faltas,escanteios e bater penaltis.

O número de jogadores em cada posição define o esquema tático do time, sendo os mais comuns na atualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleção italiana, no entanto, foi campeã da Copa do Mundo FIFA 2006 utilizando o esquema tático 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itália jogava com 4 jogadores mais defensivos( incluindo defesas centrais e laterais, que podem ser mais ofensivos, sendo aí chamados no Brasil de alas), 4 médios, 1 médio ofensivo e 1 avançado ou ponta-de-lança.

Bom galera a Análise/Série fica por aqui,espero que tenham gostado desta parte 3 que explicou um tema importante sobre o esporte que foi a economia,popularidade e os esquemas táticos.

Lucas Silva